quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º Festival de Gastronomia do Mar de Niterói


Pela primeira vez, 60 restaurantes de Niterói reunidos para participar do 1º Festival de Gastronomia do Mar de Niterói, com lançamento no sábado, dia 03 de dezembro e terminando dia 11 de dezembro. O evento acontece no Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP), em parceria com a Fundação Instituto Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), realiza o 1° Festival de Gastronomia do Mar na cidade de Niterói, entre os dias 03 e 11 de Dezembro. O projeto tem como objetivo incentivar o consumo de pescado com foco na alimentação saudável.

O lançamento acontece no sábado (03/12) a partir das 10H, no Mercado de Peixe São Pedro, no centro da cidade, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, Águas de Niterói e CCR Ponte. Os restaurantes da cidade participam do projeto preparando pratos que têm como protagonistas peixes, moluscos (polvos e mariscos), crustáceos (camarão e lagosta) entre outros.
 “O sentido fundamental para a realização deste projeto é difundir a importância do consumo de peixes e frutos do mar para uma melhor qualidade de vida e os inúmeros benefícios para a saúde”, afirma Felipe Peixoto, atual Secretário de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
 Numa visão inovadora, o festival pretende destacar a gastronomia do mar, na qual seus aspectos positivos e relevantes se façam presentes por meio das artes, falas, práticas, vivências, aprendizagens, simbolismos e referências da culinária de pescado e sua diversidade, apresentadas por meio de diversas linguagens estéticas; sendo debatidas, revistas, defendidas, questionadas e experimentadas.
 Busca-se, portanto, identificar e refletir sobre a Gastronomia do Mar - o valor nutritivo e iguarias benéficas para a saúde e qualidade de vida, em particular, o município de Niterói, que demonstra uma vocação inédita para esse tipo de atividade. É progressivo o número de bares e restaurantes da cidade que exploram a cozinha de pescado com o percentual cada vez maior nos últimos anos. Tendo como referência o Mercado de Peixe São Pedro, além de ponto turístico, é atualmente o maior comércio de pescado do Estado do Rio de Janeiro, que vende semanalmente cerca de 60 toneladas de peixes.
Nesse sentido, o 1° Festival Gastronomia do Mar tem como finalidade despertar ainda mais o espírito gastronômico na cidade e projetar o município como um importante pólo gastronômico. Para isso, cerca de 60 bares, restaurantes e delicatessen participam do festival onde chefs de cozinha, enólogos, artistas e intelectuais de diversas latitudes esbanjam criatividade em suas atividades, com diferentes formas de se perceber, representar e vivenciar o espaço gastronômico nas grandes metrópoles contemporâneas.

Um pouco mais sobre o evento

O evento acontecerá no Mercado de Peixe São Pedro – Palco Gourmet (palco montado em rua fechada em frente ao Mercado), no horário das 10h ás 15h, dentre a programação reservada para o festival,  Chefs de Cozinha renomados farão Oficinas de Gastronomia a 4 mãos recepcionados por Peixeiros do Mercado São Pedro e Chefs da cidade de Niterói.
 Os Chefs usarão peixes frescos do Mercado e farão aulas gratuitas para o público presente que terão cadeiras disponíveis em uma ampla tenda que será montada junto ao palco. Será montada uma cozinha no palco em céu aberto onde as oficinas acontecerão.
Na condição de “Gourmet Convidado Especial”, o velejador e medalhista olímpico brasileiro Marcelo Ferreira, apreciador da boa mesa e cozinheiro nas horas vagas, fará participação especial nas oficinas.
 Intervenção Urbana Dez artistas, estilistas e design da cidade estarão pintando, customizando 10 peixes de 1m x 1m feito em argila/cerâmica. Os peixes ficarão em exposição em diversos pontos da cidade (espécie de “Fish Parade”) a partir do dia 05 de Dezembro – uma verdadeira exposição em céu aberto na cidade durante 15 dias. Para maiores informações: Ascom Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional

 

0 comentários:

Postar um comentário