O mês de julho começará muito bem, depois de ficar sete anos fechada, será reaberta a da Biblioteca Estadual de Niterói (BEN), dia 05 de julho, ás 10 horas. A grande novidade é que agora a Biblioteca receberá o projeto Bliblioteca-Parque, que tem por objetivo a inclusão digital através da cultura.
O defensor da Biblioteca Estadual de Niterói e fundador dos movimentos culturais de Niterói, Paulo Roberto Cecchetti, afirmou que essa reabertura é o marco inicial para a revitalização da cultura na cidade, que ao longo dos anos foi esquecida.
O projeto Biblioteca-Parque é baseado na experiência colombiana de Medellín, é inédito no Brasil. Ele consiste na construção de equipamentos culturais como forma de promover inclusão social. Tem um conceito mais amplo do que a tradicional e vai além de ter um acervo literário e de oferecer empréstimos de livros. O usuário pode folhear os livros, espalhados por todo o espaço, à vontade. A unidade foca na formação de leitores, porque propõe cursos e oficinas.
A primeira comunidade a receber esse novo conceito de biblioteca foi Manguinhos, que, além dos 25 mil livros, conta com 3 milhões de músicas e mais de mil filmes e três aparelhos de leitura de livros digitais. As próximas bibliotecas serão a do Centro do Rio, Rocinha e Alemão.
0 comentários:
Postar um comentário